terça-feira, 2 de abril de 2019

O ensino de matemática do 6º ao 9º ano do ensino fundamental


Eles já não são mais crianças mas também não são adultos! Longe disso, eles são pré-adolescentes ou adolescentes. Os alunos chegam ao 6º ano com 11 anos e começam o 9º ano com 14 anos.
Eles já aprenderam a base dos números decimais, sabem contar na ordem crescente e decrescente, fazer frações, porcentagens, cálculos de subtração, adição, multiplicação e divisão.
Além disso, conhecem as principais figuras geométricas.
A partir do 6º ano, as bases da matemática começam a ficar mais complexas. Veja aqui o resumo dos conteúdos do 6º até do 9º ano de acordo com o site matematicazup.
Os adolescentes sabem todas as bases dos cálculos, números e figurasA matemática não deve ser uma novidade para o aluno – Crédito: WEBER SIAN – 05.07.2010/A CIDADE/AE

6º ano do ensino fundamental

Além de intensificarem o que aprenderam nos anos iniciais do ensino fundamental, os alunos aprendem as potências dos números naturais, os MMC (mínimo múltiplos comuns) e os MDC (máximo divisor comum), números primos e compostos.
Já para a geometria, eles vêem os polígonos, quadriláteros, circunferências, círculos, cones, esferas.
O sistema cartesiano também entra no programa desse ano letivo.

7º ano do ensino fundamental

A base do aluno já é boa. Porém, ainda falta bastante coisa! Como em todos os anos, ele reforça aquilo que aprendeu nos anos anteriores.
As novidades nesse ano são a adição, subtração, multiplicação e divisão dos números racionais, raiz quadrada, raiz cúbica.
A matemática financeira ganha peso: regra de três simples e composta, juros simples e compostos.
A famosa equação surge em 1º grau com uma variável e inequações do 1º grau. Já na geometria, a bissetriz é explorada.
Eles estudam os conceitos de reflexão, rotação e translação na simetria. O aluno aprende novos elementos da geometria espacial como poliedros, cálculo de volumes e relação entre volume e capacidade. Eles começam a ver a probabilidade.

8º ano do ensino fundamental

Ano cheio de novidades para os alunos. A potencialização, radiciação, raízes exatas e aproximadas, números irracionais são temas da matéria global dos números reais.
Já na álgebra, os assuntos tratados são: polinômios, produtos notáveis, frações algébricas, equação de 1º grau com 2 variáveis, sistema de equações e inequações.
Os ângulos são mais explorados com o aprendizado dos ângulos opostos pelo vértice, formados por paralelas e transversais. Eles aprendem a soma dos ângulos, a congruência, semelhança, mediana, bissetriz e altura dos triângulos.
Os quadriláteros e circunferências também são aprofundados. As áreas e volumes dos sólidos geométricos, a planificação de prismas não ficam para trás. As estatísticas e probabilidade ainda são temas importantes nesse ano.
O aluno já gosta da disciplina dos números?Cálculos, formas geométricas: já deu para amar tudo isso?

9º ano do ensino fundamental

Última etapa do ensino fundamental. A tão esperada equação do 2º grau dá o ar da graça! E, claro, ela vem acompanhada da fórmula de Bhaskara, equações binárias e sistemas de equações do 2º grau.
Outro famoso da matemática também chega ao currículo escolar: o teorema de Pitágoras. Além dele, a razão, proporção e teorema de Tales, relações métricas do triângulo retângulo e circunferência.
Já ouviu falar em relação entre seno, cosseno e tangente? A gente aprende isso e todas as razões trigonométricas. Os ângulos de 30º, 45º e 60º também chegam para ficar no 9º ano.
As estatísticas não são mais novidades, mas são analisadas pelas amostragens, gráficos e distribuição de frequência.
Outro “bicho papão” para muitos ganha bastante peso, a probabilidade: princípio multiplicativo,  probabilidade condicional, distribuição probabilística e tomadas de decisões.

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