terça-feira, 2 de abril de 2019

O ensino de matemática do 1º ao 5º ano do ensino fundamental


Os anos iniciais do ensino fundamental são responsáveis pela alfabetização da criança. Com a matemática não é diferente, já que a matéria é uma língua com vocabulário e símbolos próprios.
Então, o objetivo é que a criança conheça esses símbolos e aprenda a fazer cálculos básicos de cabeça.
O conteúdo que explicaremos aqui é baseado nas Diretrizes Curriculares da Secretaria de Educação e no site brasilescola do UOL.
Portanto, é importante enfatizar que ele pode variar dependendo da instituição.

1º ano do ensino fundamental

A criança aprende os símbolos e o vocabulário matemático. Ela começa a contar coisas de cabeça.
O aluno encontra algumas respostas para simples problemas dematemática (saiba as matérias, conteúdos, empregos para o vestibular) sem a intervenção do professor.
A noção de mapas simples e calendário também são introduzidas.
A geometria aparece no conteúdo: a criança identifica algumas das principais formas geométricas.

2º ano do ensino fundamental

É a continuação do primeiro ano. O exercício mental é muito importante, ou seja, a criança deve contar e realizar cálculos de cabeça.
Além disso, ela aprende a escrever os sistemas numéricos. A noção de espaço também é muito importante nesse ano.
As medidas e grandezas continuam a ser trabalhadas tais como temperatura, massa, comprimento etc.
No final do 5º ano, eles devem ser capazes de fazer contas do dia a diaOs números e as figuras geométricas entram no conhecimento da criança

3º ano do ensino fundamental

A intenção é ainda aprofundar as bases dos anos anteriores. Nessa altura, a criança deve conhecer bem a linguagem do sistema numérico e saber resolver alguns problemas de adição e a subtração.
A nomenclatura de formas e figuras também começa a ser cobrada. Ela deve ser capaz de utilizar o sistema métrico e ver as horas.

4º ano do ensino fundamental

Além da subtração e a adição, a multiplicação entra nessa fase e a criança aprende a tabuada.
Os números naturais já podem ser organizados em ordem crescente e decrescente. O aluno descobre o mundo das vírgulas e das frações.
Além de saber identificar as semelhanças e diferenças das figuras geométricas, a área e o perímetro começam a ser explorados.
O dinheiro e o sistema monetário brasileiro também são aprendidos nesse ano.

5º ano do ensino fundamental

Os números decimais devem estar na ponta da língua. O aluno faz alguns cálculos de frações e vírgulas. Eles aprendem também a porcentagem.
Além da área e perímetro, eles devem identificar os vértices, face e aresta nas figuras geométricas. Os gráficos também são explorados aqui.
A criança já sabe o básico da matemática aplicado na vida cotidiana. A partir do 6º ano, ou seja, os anos finais do ensino fundamental, o conteúdo matemático fica mais complexo.

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