terça-feira, 2 de abril de 2019

Entenda o que é cobrado em cada eixo temático


De acordo com a BNCC – Banco Nacional Comum Curricular- , os diferentes campos da matemática estão organizados por unidades temáticas.
melhorar os conhecimentos em matemática para o ensino fundamental.É importante entender a organização das unidades temáticas do conteúdo de matemática em cada etapa do ensino básico.
O BNCC é um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidade da Educação Básica, palavras do MEC.
Entenda o que é cobrado em cada um desses eixos temáticos:

Números

Essa unidade temática tem como objetivo principal desenvolver no estudante o pensamento numérico, conhecimento este relacionado à capacidade de quantificar, julgar, contar e interpretar argumentos baseados em quantidade. Nesse eixo é apresentado ao aluno noções de proporcionalidade, aproximação, ordem e equivalência.

Álgebra

Essa unidade temática tem como foco a ênfase no pensamento algébrico, o que possibilita ao estudante representar e compreender as relações de grandezas, variação, equivalências, proporcionalidade e interdependência.
Sobre conteúdos, essa unidade tem a finalidade de preparar o estudante para perceber as regularidades e padrões de sequências numéricas e não numéricas e assim interpretar as representações simbólicas e gráficas para resolver problemas por meio de equações e inequações.
Vale ressaltar aqui a relevância de fazer com que o aluno compreenda o passo a passo utilizados para se chegar a resolução de um problema, sem que ele tenha que memorizá-los. Lembre-se compreender os processos é diferente de decorar.

Geometria

Esse eixo temático tem por finalidade estudar a posição e deslocamento no espaço, assim como formas e relações entre elementos de figuras planas e espaciais, mas esses são só alguns dos objetos de conhecimento dessa unidade temática.
O que se espera ao ensinar essa temática, tanto no ensino fundamental quanto no ensino médio, é desenvolver muito bem o raciocínio necessário para investigar propriedades, conjecturar, e produzir argumentos sólidos, considerando as noções de geometria.
De acordo com as diretrizes, a finalidade desse estudar esse eixo é poder contemplar o trabalho com as transformações geométricas, levando em conta o trabalho com a habilidade de construção, representação e interdependência.

Grandezas e medidas

Chegamos ao eixo temático que não se prende apenas a matemática, podendo englobar outras disciplinas, como o desenvolvimento de coordenadas geográficas, escalas de mapas, etc visto na geografia.
O principal objetivo de se ensinar esse eixo temático é possibilitar  aos alunos que eles tenham clareza de que medir é comparar uma grandeza com outra unidade, sendo assim ele pode expressar o resultado dessa comparação por meio de um número.
Logo para se chegar a determinado resultado é preciso ter conhecimento das relações métricas, conceito de número, desenvolvimento do pensamento algébrico e a aplicação de noções geométricas. Essa unidade, como já foi dito acima favorece ao aluno o diálogo com outras áreas do saber, como a ciências, a geografia, etc.

Probabilidade e estatística

Entendemos por probabilidade o estudo matemático na quantificação da aleatoriedade e das incertezas de eventos na natureza. Por estatística, a ciência da coleta, análise de dado e descrição. Mas engana-se quem pensa que não há um elo entre os dois conteúdos, probabilidade e estatística estão ligadas como “o feijão como arroz ou o queijo com goiabada”.
As duas ciências lidam com o eixo temático ao qual o foco será aprender a organizar, representar, coletar, interpretar, analisar dados nos mais variados contextos para se encontrar a solução a partir dessas observações.
Qualquer conteúdo a cerca dessa unidade de eixo temático deve ter como finalidade capacitar o estudante para utilizar os conceitos estatísticos para a compreensão e comunicação de fenômenos reais do dia a dia.

Matemática para explicar e compreender o mundo

A matemática tem o poder de levá-lo a identificar os conteúdos numéricos como forma de compreender e transformar o mundo à sua volta. Por essa razão, a disciplina é umas das pautas centrais na definição dos objetos de conhecimento e habilidades a serem desenvolvidos pelos alunos em sala de aula.
como assimilar os conceitos matemáticos no ensino fundamental?O conhecimento matemático vai além dos cálculos e equações e se aplica ao entendimento que temos do mundo!
Nesse sentido, o ensino fundamental tem se preocupado com o letramento matemático do alunos do ensino fundamental I ao ensino fundamental II.
Pode-se dizer que o conhecimento matemático vai muito além de fazer continhas, aplicação de fórmulas mirabolantes e dos incansáveis cálculos, os profissionais propõem um novo conceito para se ensinar a tão temida matemática, ao qual o foco ficará centrado no letramento matemático dos alunos.
O que é letramento matemático?
Tem-se por letramento matemático o desenvolvimento de habilidades de raciocínio, comunicação, argumentação e representação, com a finalidade de que o aluno tenha a possibilidade de assumir um postura mais participativa nos diferentes contextos do aprendizado, que pode ser:
  • Se posicionando sobre uma determinada questão
  • Buscando meios de investigar soluções para ela
Em outras palavras, o objetivo do letramento matemático é tornar o aluno mais ativo, um produtor de conhecimento. Pesando dessa forma, o conceito de letramento matemático será contextualizado para que o estudante concilie teoria e prática, assim sendo capaz de solucionar problemas dentro e fora da sala de aula.
As bases curriculares defendem que o ensino de matemática no ensino fundamental, os processos matemáticos devem ser vistos como estratégia para aprendizagem de uma maneira ativa, sempre pensando no desenvolvimento de competências específicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Entenda o que é cobrado em cada eixo temático

De acordo com a BNCC – Banco Nacional Comum Curricular- , os diferentes campos da matemática estão organizados por unidades temáticas. ...